Plutocracia (do grego πλουτοκρατία, ploutokratía; kratos: poder ‘fortuna’ e kratos ‘poder’) é uma forma de oligarquia em que uma nação é administrada ou controlada na minoria desenvolvida pelos seus membros mais ricos. O primeiro exercício conhecido do termo se deve à Cultura.
Ao contrário dos outros sistemas, por exemplo a democracia, o capitalismo, o socialismo ou o comunismo, a plutocracia não está fundamentada em nenhuma hipótese de filosofia política. Nesse sentido, a plutocracia se retrata como uma síntese crítica que se faz a democracia, o sufrágio universal e ao parlamentarismo, cujo funcionamento podes ser muito distorcido pelos participantes mais ricos da comunidade.
Em sua visão clássica, a plutocracia é considerado um tipo de oligarquia. Itália medieval (Gênova, Veneza e Florença). Em tais casos, as elites econômicas puderam exercer um papel desproporcional ou um controle absoluto do poder político ou social. Além do mais, em diversos casos (Roma, Corinto, e Veneza, como exemplos) as elites limitavam o acesso à representação política dos habitantes desses estados reunião de woody a requisitos mínimos de riqueza. Contudo, a plutocracia não tem que ser confundido por especificação geral com sistemas onde o exercício da cidadania está amarrado a uma riqueza mínima.
A representação atende só aqueles que lhe apoiaram, não atendo-se ao mandato da vontade geral. Os apoios são as elites econômicas, ou seja, os plutócratas. Existe a possibilidade de que o mandatário seja revogado a qualquer instante por vontade dos plutócratas. Existe a responsabilidade do mandatário perante aqueles que o apoiaram, com obrigação de prestar contas de sua gestão.
- 1/mil de menores de trinta anos
- quarenta e oito a 57 anos: 1 ponto
- Selecionar os exercícios e métodos de treinamento
- 2 / 24
- Incompatibilidades: com morteiros, metais, mesmo com algumas pedras
- Salada de alface, tomate e cebola (duzentos g)
O feitio limitado e compreensível dos poderes de que tem o presidente será submetido a instruções vinculativas dos plutócratas. Trata-Se de um tipo de mandato imperativo e vinculativo que estabelece um nexo de união imediata entre plutócratas e mandatário. Esta estrutura costuma mostrar-se naqueles sistemas de governo em que aqueles que detinham o poder político e legislativo são ordenados pelo poder econômico. A primeira menção histórica do termo plutocracia está em Xenofonte, em fonte à circunstância política existente em Atenas, depois de as reformas de Sólon.
Os hippeis (cavaleiros), donos da maior parte das terras e escravos, tinham controlado o recurso político em Atenas, impondo medidas destinadas a eliminar as classes mais baixas do governo da cidade e a governar exclusivamente pra teu proveito.